Teste Ergoespirométrico

Sem-título-1.jpg

O que é Teste Ergoespirométrico?

Teste Ergoespirométrico permite avaliar o potencial aeróbio e identificar as zonas ideais para treinamento aeróbio leve, moderado e máximo.

Geralmente é executado simultaneamente com o teste ergométrico, através da utilização de um analisador de gases, o qual é acoplado através de uma máscara no rosto do paciente e possui um sensor extremamente sensível, que detecta inúmeras variáveis ventilatórias, como o consumo máximo de oxigênio, mais conhecido por VO2max.

Apesar de muitos acharem que o VO2max é o dado mais importante obtido através da ergoespirometria, as informações mais relevantes para o atleta são o Limiar Ventilatório I (também conhecido por Limiar Anaeróbio) e o Limiar Ventilatório II (também conhecido por Ponto de Compensação Respiratória), pois indicam as zonas ideais para treinamento aeróbio.

Todavia, o VO2max serve para que o atleta obtenha uma informação acerca de seu potencial para provas de longa duração. Uma vez que o VO2max é fortemente influenciado por fatores genéticos, a sua medida pode elucidar ao atleta e a seu treinador o nível máximo de desempenho que poderá ser obtido em corridas e provas de triathon.

Indicações:

Avaliação funcional de doenças cardíacas e pulmonares.

Avaliação seriada no pré e no pós-transplante cardíaco.

Quantificação do risco de pacientes com miocardiopatias (doença do músculo cardíaco).

Para programar a reabilitação em pacientes com doença cardíaca ou com insuficiência cardíaca.

Para programar treinamento de atletas.

Para diagnóstico diferencial da dispneia (falta de ar).

Contraindicações:

Gestantes.

Peso corporal acima de 160 quilos.

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.