Descongestionante Nasal x Coração
- Bruna Koroluk
- 1 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
Apesar de ser um medicamento de fácil acesso, o uso contínuo e demasiado do descongestionante nasal pode ser altamente prejudicial à saúde e principalmente ao coração.
O vício deve-se ao efeito imediato que o medicamento tem sobre o corpo humano.
De acordo com o Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Hospital das Clínicas da cidade de São Paulo, os desdobramentos da utilização indiscriminada de descongestionantes nasais ocupam o terceiro lugar na lista de problemas causados por efeitos colaterais e uso incorreto de remédios, perdendo apenas para os decorrentes de anti-inflamatórios e analgésicos.
Um dos efeitos do descongestionante no organismo são a taquicardíaca e hipertensão. Em casos mais graves, existe até o risco de morte causada pela arritmia cardíaca e pelos picos de pressão arterial.
Sua composição contém substância vasoconstritora, ou seja, que provoca a contração dos vasos sanguíneos. Caso seja absorvida pela mucosa do nariz e caia na corrente sanguínea pode atingir o sistema cardiovascular e sobrecarregar o coração.
Como sintomas pode apresentar: arritmia cardíaca, taquicardia, hipertensão arterial, trombose, tonturas e dor de cabeça.
Por isso a recomendação é utilizar o descongestionante nasal sob orientação médica e por prazo determinado.
Evite problemas com o seu coração, consulte o Médico Cardiologista.