• Foto do escritorBruna Koroluk

Casos de Dengue | Saiba Quais Medicamentos Evitar

Os casos de dengue aumentaram mais de 170% desde o início deste ano no Brasil. Ja passou de 2,5 milhões de casos de dengue, e mortes chegam a 923.

Minas Gerais, São Paulo e Paraná estão entre os estados com mais registros da doença.

É importante estar ciente dos medicamentos que são contraindicados em caso de dengue, pois seu uso inadequado pode agravar o quadro.

São eles:

- Ácido acetilsalicílico (AAS, Aspirina): esses medicamentos não devem ser usados por pacientes com suspeita de dengue ou que foram diagnosticados com a doença. Eles podem afetar a coagulação e aumentar o risco de sangramentos;

- Ibuprofeno: assim como o AAS, o ibuprofeno também é contraindicado em casos de dengue. Evite seu uso para alívio de dores e febre;

- Prednisolona: corticoides como a prednisolona também devem ser evitados. Eles podem agravar a doença e causar complicações;

- Diclofenaco, Cetoprofeno, Dexametasona, Varfarina, Naproxeno, Nimesulida e Indometacina: esses medicamentos também estão na lista de contraindicações;

E quais podem ser utilizados, então? Em caso de suspeita de dengue, as opções mais seguras são Paracetamol e Dipirona. Lembre-se de que a automedicação é desaconselhada em todas as situações. Sempre consulte um profissional de saúde para orientações específicas sobre o tratamento da dengue.

Principais Sintomas da Dengue:

• Febre Alta;

• Dor Muscular;

• Dor de Cabeça Intensa;

• Nauseas e Vômito;

• Dor atrás dos olhos;

• Manchas vermelhas.

Sinais de Gravidade

• Sangramento da Mucosa;

• Vômito persistente;

• Acumulo de líquidos;

• Dores abdominais fortes;

• Hemorragias

Ao apresentar os possiveis sintomas, procure um Médico para o diagnostico e tratamento,